Busca por palavra chave:

Seguro Obrigatório DPVAT paga uma indenização a cada minuto

​30/06/2017 / Fonte: CQCS

 

No Brasil, o seguro Dpvat paga, em média, uma indenização a cada minuto. É o que indica a mais recente pesquisa divulgada pela Seguradora Líder referente aos valores destinados, em 2016, às indenizações de vítimas de acidentes no trânsito ou seus beneficiários.

 

No total, foram pouco mais de 434 mil indenizações de janeiro a dezembro de 2016, o que representou 1.189 registros por dia ou 49 a cada hora.

 

Em valores, foram pagos R$ 1,7 bilhão em indenizações por morte, invalidez permanente – total e parcial – e despesas médico-hospitalares decorrentes de acidentes de trânsito.

 

A pesquisa mostra que a motocicleta permanece como o veículo que mais mata no trânsito: 65% das indenizações por morte (16 mil) foram pagas a familiares de motociclistas ou caronas mortos em acidentes. Além disso, de cada 10 indenizações por invalidez, nove foram destinadas a quem trafegava nesse tipo de veículo.

 

Segundo o presidente da Seguradora Líder, a maioria dos acidentes de trânsito com vítimas atinge pessoas que têm entre 18 e 44 anos. “São todos muito jovens”, lamenta o executivo, acrescentando que 76% dos acidentes no trânsito envolvem motocicletas, que correspondem a apenas 27% da frota em circulação.

 

De acordo com a Seguradora Líder, a boa notícia foi que, comparada a 2015, o volume de indenizações pagas no ano passado foi 33,4% menor.

 

A queda foi atribuída ao intenso trabalho de combate a fraudes por parte da seguradora e ações de prevenção de acidentes e de fiscalização do trânsito como a Lei Seca, radares, uso do cinto de segurança e elevação do valor das multas.

Curta nossa página no Facebook